ESPECIAIS

Dreams: 10 Níveis Que Não Podem Perder

Um guia prático para algumas das melhores criações da comunidade.

Duas semanas depois do seu lançamento, Dreams, o novo jogo-ferramenta da MediaMolecule, continua a conquistar fãs por todo o mundo e a dar que falar junto dos críticos e jogadores. No GLITCH, também estamos rendidos às potencialidades deste motor de jogo em constante evolução e depois de 15 dias com o exclusivo da PS4, onde analisámos também a versão final, tivemos o prazer de descobrir vários níveis surpreendentes, seja pela sua composição cinematográfica ou criatividade mecânica.

Este é apenas o início, mas Dreams tem todas as ferramentas necessárias para dar vida a criações inacreditáveis e a ser o primeiro passo para muitos dos futuros produtores de jogo. Para celebrarmos a criatividade e ambição da comunidade, reunimos 10 níveis que não podem – mesmo – perder.

Ball World Adventures – Parte 1 e 2 / Spherical (demo) – xXRazorfistXx

Se gostam de Marble Madness, e do mais recente Marble It Up!, e se têm boas memórias de Kula World, não deixem escapar Ball World Adventure ou a demo de Spherical. O conceito é o mesmo, dividido por vários níveis cheios de obstáculos, com o único objetivo de chegar ao final dos percursos. Apesar de falhar na aceleração, obrigando-nos a aumentar manualmente a velocidade da bola até mesmo em descidas, há uma sensação curiosa de peso e de momentum na jogabilidade.

SlidEout 3019 – gauffreman

Como fã de WipEout, não podia deixar de parte o nível criado por gauffreman. SlidEout 3019 é um protótipo composto por uma pista e duas naves inspiradas na franquia da Sony, conseguindo imitar a jogabilidade da série ao pormenor. Desde a aceleração até às travagens de ar, é uma ode a WipEout e às suas corridas frenéticas, e imperdível para qualquer fã.

Taken By the Rust – Parte 1 e 2 – BADROBO82

A exploração, o mistério e a vontade de contar uma história surreal andam de mãos dadas em Taken By the Rust. Com duas partes já disponíveis, é um dos jogos mais intensos e visualmente ambiciosos que encontrei em Dreams, e é também uma janela para o que será possível fazer com as ferramentas criadas pela MediaMolecule. Explorem o planeta misterioso nesta aventura na primeira pessoa que é, sem quaisquer dúvidas, inesquecível.

Damned – Evarra

Se preferirem um jogo de plataformas e aventuras, com um tom mais clássico e com várias zonas para descobrirem, Damned, que conta a história de um homem acabado de chegar ao Inferno, é perfeito para vocês. Os detalhes são impressionantes, a forma como a campanha progride e apresenta novos elementos mecânicos cria a ilusão de que estamos a jogar o protótipo de um jogo independente. Com momentos de combate, secções de plataformas e até batalhas contra bosses, Damned tem um pouco de tudo.

Super Great Job, Human! – the_burgervan e VitaminG_90

Se Damned é demasiado narrativo para vocês e preferem algo ainda mais próximo dos clássicos das plataformas, então não deixem escapar esta demo. Super Great Job, Human! surpreende pela sua jogabilidade, pela forma como incorpora o seu tema tecnológico e pelo design desafiante dos níveis, com vários colecionáveis e caminhos alternativos para explorar. As inspirações parecem ser claras, relembrando Jak & Daxter e Rayman 2 nos seus melhores momentos, e é um jogo perfeito para os fãs de jogos de plataformas em 3D.

P.T. – Lewisc729

Como um dos primeiros grandes destaques de Dreams, P.T. continua a alimentar a imaginação dos jogadores e a dar à comunidade uma segunda oportunidade de experimentar o teaser criado por Hideo Kojima. A recrição é quase perfeita, emulando não só os cenários e jogabilidade, como todos os momentos da versão original. É um trabalho meticuloso e uma janela para o que foi, em tempos, o melhor teaser desta geração.

Slayer Scrolls 2: An RPG – LifeTookLemons

Dreams não se fica apenas pelos jogos narrativos ou de aventura, e Slayer Scrolls 2: An RPG é um excelente exemplo do potencial do motor de jogo. Este RPG, passado totalmente na primeira pessoa, recria a experiência, ainda que em formato light, dos títulos da Bethesda, oferecendo aos jogadores várias missões, localidades, armas e equipamentos para descobrirem. Se querem ver como funciona um RPG em Dreams, não deixem escapar este jogo.

Silent Hills – DrJones20

Apesar de não apreciar a história e a forma como é contada, não consigo ficar indiferente ao trabalho e dedicação que jorram de Silent Hills. Tal como o nome sugere, estamos perante uma interpretação livre do que teria sido o jogo produzido por Hideo Kojima, apresentando uma história completa e uma noção cinematográfica exemplar. Os planos, os seus enquadramentos, a iluminação e o trabalho de câmara transmitem tensão, horror e até ação, algo que considero absolutamente fascinante. É um filme interativo, muito ambicioso e que revela o quanto DrJones20 ainda poderá melhorar no futuro.

Project Ikelos ArcaneArts_

Voltando aos RPGs, temos Project Ikelos, um protótipo, ainda em desenvolvimento, que nos traz uma jogabilidade muito mais focada na ação e na exploração. Com modelos impressionantes e cheios de personalidade, e um mundo tenebroso para descobrirmos, Project Ikelos tem tudo para se transformar num clássico. A demo tem surpreendido a comunidade pela positiva e resta agora saber qual será o futuro deste RPG, com claras inspirações nos jogos da FromSoftware, no ecossistema de Dreams.

赤鬼 Akaoni – Gototodoppa

Para aqueles que procuram uma experiência mais focada na dificuldade e inspirada em Dark Souls, 赤鬼 Akaoni é uma boa opção. Ainda que não apresente um mundo interligado e explorável, restringindo a ação a níveis lineares, 赤鬼 Akaoni aposta no combate e na sua versatilidade. É limitado, claro, e existem vários bugs que prejudicam a jogabilidade, mas é um protótipo interessante e que poderá dar origem a jogos ainda mais detalhados. Nesta primeira fase, é o mais importante: sentir a ambição e ver o potencial crescimento de Dreams e destes géneros de nicho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: