ESPECIAIS

Investigação – As Posições (in)corretas da PlayStation 5

O mundo questiona-se: "como colocar a PlayStation 5." E nós temos a resposta. Mais ou menos.

PlayStation 5. A consola com o design mais exótico e sexy desta geração. São curvas atrás de curvas, painéis, easter-eggs, zonas brilhantes, leds de tuning, grelhas, etc: a nova consola da Sony tem tudo. No entanto, existe um problema de design que a Sony, na sua aparente inocência, não conseguiu prever. Algo tão inesperado e imprevisível que parece ter deitado a marca japonesa ao tapete. Estou a falar do posicionamento da consola. Ao fim de quase 8 meses depois do seu lançamento e um ano desde a sua revelação oficial, as questões sobre “como colocar a PlayStation 5” voltam ao de cima, de forma tão efusiva como uma erupção do Eyjafjallajökull depois da Sony lançar um vídeo da sua consola alegadamente de pernas para o ar. Algo que fiz questão de retificar rapidamente, antes de apagarem o dito vídeo.

E disse “alegadamente” porque, lá está, será que a PlayStation 5 está mesmo de pernas para o ar? E se estiver de facto correta? Uma teoria suportada pelo Chefe de Divisão da PlayStation, Herman Hulst, que em dezembro do ano passado chocou os fãs com um vídeo onde o seu gato jogava Bugsnax, com a consola na tão divisória posição.

Este trágico episódio, juntamente com o misterioso vídeo apagado da Sony, até deu origem a um novo movimento nas redes sociais (liderado pelo sabe-tudo da indústria, Jeff Grubb), denominado por #Hustling, onde a comunidade investigava formas de posicionar as suas consolas, partilhando fotografias das suas consolas (e não só de PlayStations 5) em posições invulgares e, arrisco-me a dizer, até chocantes!

Eu, curioso, juntei-me à investigação e parti para a aventura, colocando a minha rara PlayStation 5 em risco para descobrir quantos lados tem, qual o seu lado certo e qual o seu lado negro. Por isso, vinde comigo, caro leitor.

O “Tradicional

Vamos começar pelo que vamos considerar “Tradicional”. Pelas formas de como a equipa de marketing inicialmente promoveu a sua nova e poderosíssima máquina: na Vertical e na Horizontal. Mas, perguntam já vocês: “como sabes o que é vertical ou horizontal?” Ora bem, a consola tem algumas pistas estéticas, como o logo PlayStation num dos painéis – propondo que é a parte superior e visível quando colocada na horizontal, e temos ainda o apoio, a base, também com instruções de instalação e ganchos que ajudam a perceber onde encaixar. Estas duas formas são as mais comuns entre os utilizadores. Mas existem ainda grupos rebeldes a usarem a consola sem base. Um choque, eu sei, mas uma realidade.

O #Hulsting

Também conhecida como a Posição Invertida, ou a Posição de Herman, a proposta pelo chefe de divisão da PlayStation em dezembro de 2020 apresenta a consola numa posição contrária à da aconselhada pela sua própria equipa, onde na versão da PlayStation 5 com disco a entrada de Blu-Rays fica ao de cima, com a colocação dos discos a ter que ser feita de forma invertida, daí esta ser a tal alegada forma contrária.

Da Austrália, com amor

Na busca por respostas do lado certo da PlayStation 5, fiz o impensável e coloquei a consola numa posição vertical, com a sua gola a apontar para baixo. Descarto rapidamente esta hipótese por várias razões: o logo lateral da PlayStation fica de pernas para o ar e a base fica no topo, o que é só estúpido. A instabilidade da consola tombar é também maior, por isso recomendo ativamente que não a coloquem nesta posição.

Como quiserem, onde quiserem

A PlayStation 5 parece ter muitos lados, mas uma investigação mais profunda levou-me a tentar usar as suas posições em contexto, ou seja, pelo seu ambiente ou local de exposição. Concluí assim que a PlayStation 5 pode de facto ser utilizada de várias maneiras, mas também que pode ser colocada em muitos sítios, como, por exemplo:

No centro da sala. Um local proposto por Jim Ryan, numa entrevista que teve lugar na sua nave espacial, onde afirmava que o design da nova consola foi desenhado para se deixar camuflar na estética de uma casa moderna, um pouco como podem ver nestas provas apresentadas. Ou não, porque está camuflada.

Ao pé do bar da sala. Um local bastante útil para ligar e desligar manualmente a consola, ou trocar o disco, ou colocar o DualSense a carregar, ao mesmo tempo que podemos aproveitar para encher o copo de whisky mais uma vez. Porque a dor de um coração partido não sara só com videojogos.

No sofá! Mais uma vez pegando no argumento da camuflagem, e se formem daquelas pessoas sem confiança que acham que têm medo de mostrar ao vosso date ou aos vossos familiares de que têm uma consola… PARA JOGOS!? Então, podem sempre misturá-la ao pé das almofadas do sofá. Ninguém vai dar conta ou fazer julgamentos.

Na cozinha. Porquê cozinhar quando podem jogar Overcooked enquanto esperam pela entrega da Uber Eats?

No WC. Não perguntem, é uma possibilidade.

Na cama. Todos merecem um pouco de aconchego, até as nossas consolas.

Conclusão

Depois desta investigação científica, onde fui auxiliado por alguns dos melhores e maiores (sim, em tamanho, são pessoas gigantes) cientistas do planeta, chego a uma conclusão satisfatória: A posição Tradicional é a escolha correta, mas o charme do design da PlayStation 5 ficará bem em qualquer local, de qualquer divisão. Seja no bar, na casa de banho ou até na garagem junto ao carro, a consola da Sony será sempre o centro das atenções. Agora só falta a companhia perceber o raio do design da consola que eles desenharam…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: