GEEKOUT

Haunted PS1 Demo Disc 2021 – Uma coleção (quase) perfeita

Celebrem o género de terror e a cultura das demos nesta coletânea imperdível e totalmente gratuita.

É raro encontrar projetos que se construam em torno de demos de videojogos. A cultura que nasceu destas demonstrações curtas, que muitas vezes não representavam o produto final, esmoreceu com a chegada dos serviços digitais e com o fim das revistas. Para todos os efeitos, o público cresceu, as vontades aumentaram e a necessidade de experimentar um trecho muito limitado de um videojogo tornou-se descabida – funcionando, muitas vezes, como um tiro no pé para as produtoras do que uma técnica de marketing. As demos continuam presentes, claro, em alguns casos até se revelaram ser positivas – como escrevi em 2016 -, mas a sua presença foi moldada e apropriada para outros formatos como as sessões de alpha, beta e testes de servidores que hoje recebemos.

Mas a indústria é tão cíclica como nostálgica, por isso, não é de admirar que este formato tão arcaico acabe por não só manter-se vivo, como transformar-se num pequeno evento por si só. Os produtores independentes demonstram, mais uma vez, que estão dispostos não só a manter viva a alma do passado, mas a adaptá-la às novas sensibilidades e é aqui que projetos como Haunted PS1 Demo Disc se constroem. Esta coletânea, que acaba de receber a sua segunda edição, traz o melhor dos dois mundos, oferecendo uma coleção de demonstrações muito eficaz, mas mantendo a distribuição digital e gratuita dos modelos atuais – qualquer um de vocês pode descarregar este projeto aqui. É um pouco contraditório dizer que é refrescante ver algo assim quando, na verdade, este era o status quo da indústria e dos CD de revistas que recebíamos todos os meses, mas a dedicação deve ser louvada.

Haunted PS1 Demo Disc 2021 é uma carta de amor não só ao género, como à era dos 32 bits e à própria cultura de troca e lançamento de demos. A equipa fez um excelente trabalho na seleção, mas também na apresentação, suplantando o design da edição anterior, que se assemelhava aos menus dos antigos discos das revistas, para criar um cenário imersivo e interativo. Para todos os efeitos, a edição de 2021 é um jogo em vários e apresenta uma mansão explorável com vários andares à nossa disposição e ainda alguns mistérios para deescobrirmos. A atenção aos detalhes é tão deliciosa que, por momentos, pensamos que estamos a jogar uma sequela perdida de Echo Night. Esta dedicação aos pormenores e à alma do género não podem ficar esquecidas. Enquanto escrevia este texto, descobri que o design da demo, esta ideia de mansão, ou museu, é uma homenagem à coleção Namco Museum, lançada de 1995 a 1998 (num total de cinco volumes), onde os jogadores podem explorar um museu. Isto aquece o coração.

A seleção é eclética e se encontramos títulos que se assemelham a Resident Evil e outros clássicos do género, rapidamente encontramos videojogos que desafiam as noções do género, como Toree 3D, um jogo de plataformas 3D sobre um adorável pássaro. Os destaques são, no entanto, muito fortes e fáceis de reconhecer à distância, com alguns estúdios e produtores a contarem já com projetos terminados – alguns até populares no género – que demonstram uma maior aptidão para o design destas experiências, mas também na apropriação deste estilo pixelizado e poligonal. No fundo, é impossível não ficar surpreso com a qualidade da apresentação.

Mas vamos aos destaques. Se não têm tempo para explorar as demos a fundo, decidi reunir alguns nomes que merecem a vossa atenção. Tentei ser o mais variado possível para que possam ver, em contrarrelógio, o foco desta coletânea. Ficam apenas os nomes e os seus produtores porque, na minha opinião, devem tentar entrar neste mundo de horror sem grandes expetativas ou informações sobre o que vos espera. Apoiem estas iniciativas e sigam as equipas para conhecerem uma nova comunidade que se tem construido em torno de um amor pela nostalgia e por uma vontade em inovar dentro de um género tão tradicional como o terror. Quem sabe se um dia não teremos uma coletânea idêntica ou similar em Portugal.

As minhas escolhas:

Imagens publicadas por starshipwaters.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

<span>%d</span> bloggers like this: