GEEKOUT

Horizontes Distantes: o Skyrim como fuga à quarentena

Momentos de tranquilidade em Tamriel sob a forma de uma fuga momentânea que nos transporta para horizontes distantes, sem sair do lugar.

Sair para fora, cá dentro. E se, mesmo entre quatro paredes e de quarentena, fosse possível viajar até horizontes distantes? Parar para apreciar a paisagem, respirar ar puro, ouvir a melodia, descontrair. De Lisboa para Tamriel, numa série que se tornou mindfulness no meu feed e no meu dia-a-dia.

Não é novidade a importância e significado emocional que Skyrim tem para mim. É um jogo que me acompanha há anos, ao qual regresso com muita regularidade e que me aconchega a cada sessão. Acredito que há jogos que ficam associados a períodos da nossa vida e, mais uma vez, Skyrim ficará para sempre marcado como o jogo que, além de tudo o resto, me acompanhou durante a quarentena relativa ao COVID-19.

Tinha voltado ao Skyrim em Fevereiro, para me iniciar no mundo do modding (nunca tinha jogado no PC) e, quando a pandemia chegou a Portugal, passei a dedicar mais horas ao jogo. Ao fim de pouco tempo, percebi claramente o efeito tranquilizador que cada sessão tinha em mim. Por momentos, aquelas paisagens, os habitantes, os sons de Tamriel e o mundo de Skyrim faziam-me sair do meu quarto, da minha casa, da minha quarentena. Jogar Skyrim nos dias que corriam tinha-se tornado uma espécie de mindfulness ou meditação. Era frequente parar somente para apreciar a paisagem, a chuva que caia, os animais que se passeavam pelo campo aberto. Assim como, visitar cidades sem qualquer objetivo, apenas para me sentir “lá fora”, parte de um mundo vivo que, apesar de lidar com um mal possivelmente maior que uma pandemia (dragões, né?!), continuava ativo.

Assim nasceu a #DistantHorizonsSeries, uma espécie de fuga digital da ansiedade, do estar em quarentena, da inquietação provocada por feeds que se enchem de notícias preocupantes e do atual medo do desconhecido. No fundo, são GIF – o formato ideal para eternizar estes momentos zen, pois há qualquer coisa de realmente hipnótico num loop perfeito – de momentos de tranquilidade em Tamriel, que se unem a faixas selecionadas da banda sonora do jogo, para criar momentos de fuga momentânea, que nos transportam para horizontes distantes, sem sair do lugar.

Esta série será um projeto on-going – pelo menos até todos podermos sair de casa – e, por isso, convido os interessados a seguir, aqui.

Preparados para o vosso momento zen do dia? Respirar fundo em 3,2,1

skyrim gif
The Streets of Whiterun: https://clica.ai/3Rcezhs
skyrim gif
Before the Storm: https://clica.ai/BOOCcTv
skyrim gif
Divines Smile On You, Friend: https://clica.ai/AQWUUyY
The White River: https://clica.ai/iVUP1Q3
How high the mountains of Skyrim rise: https://clica.ai/Jn21DFk
Between the river and the steep mountainside: https://clica.ai/2fsiHJg
Sky above, Voice within: https://clica.ai/yJHknX7
skyrim gif
The heart of Dilabella: https://clica.ai/oVZnTRy
skyrim gif
Spriggan’s heart: https://clica.ai/DanUTK0
skyrim gif
Watch the skies, traveler: https://clica.ai/JTnLVwR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: