Saltar para o conteúdo

PES 2019 | GLITCH REVIEW

Por: Vladyslav Chernyshov

M

ais uma época futebolística que começa e isso significa uma coisa: para os adeptos do Sporting dizer “este é o ano” e para o resto das pessoas jogar o desporto-rei na sua consola de eleição. PES 2019 como sempre chegou mais cedo que o seu rival e aqui no Glitch fomos a penalties para analisar o jogo.

Wannabe-FIFA-Selo-Review

Penálti 1: Licenças

Era impossível começar de outra forma quando se trata de PES. Neste remate a Konami começa com desvantagem, tendo terminado recentemente uma parceria de longa data – a Liga dos Campeões e a Liga Europa mudaram de camisola e seguiram para o adversário FIFA. Sem uma das mais prestigiadas competições do mundo (e a Liga Europa), como pode a Konami combater o “lobo mau” que é a EA?

PRO EVOLUTION SOCCER 2019_20180830171247
Os adeptos mais fiéis vão ficar contentes com o cuidado que a Konami teve com as equipas nacionais. Acabaram os dias a recriar os nomes e equipamentos da equipa do coração.

Pois bem, apesar de com o passar do tempo a história permanecer a mesma, este ano foram introduzidas algumas ligas novas e alguns estádios que para o mercado português são notícias fantásticas. A Liga NOS está completamente licenciada e a estádios como Camp Nou ou Allianz Arena junta-se agora o Estádio José Alvalade XXI. Sim, já podemos descobrir quem é a melhor equipa entre o Rio Ave e o Portimonense e fazer esse confronto no estádio de Alvalade.

Porém, enquanto que para o mercado nacional as notícias são boas, fora das nossas fronteiras nem tanto. Os fãs acérrimos da série disseram, dizem e vão continuar a dizer que as licenças não interessam para nada, que na “net” há option files que permitem contornar o pormenor dos nomes e imagens oficiais, e o que interessa é o que se passa no relvado. Mas e o resto dos jogadores? A verdade é que, no final das contas, ninguém quer ver o confronto do Lisbonnera VS Esportiva e fingir que isso é o derby lisboeta. Alguém que nunca teve contacto com a série não quer jogar com North East London e também não sabe que o Ronaldo saiu do MD White para o PM Black White.

Resultado: Na liga NOS é um golo duvidoso, mas não há VAR nos penalties.

PRO EVOLUTION SOCCER 2019_20180909140853
Só falta mesmo licenciarem os adeptos portugueses, mas compreendemos que não é fácil chegar a acordo com as exigências do Emplastro.

Penálti 2: Menus e Usabilidade

A Konami não sabe o que é conforto, não sabe o que é usabilidade, e também não parece querer saber. Os anos vão-se somando na capa do jogo, mas estes problemas mantêm-se iguais. Isto torna-se especialmente problemático quando, para se poder jogar contra um amigo, primeiro é preciso escolher um servidor, depois optar por um lobby, em seguida criar uma sala, e só após todos estes passos ser possível convidar o amigo para uma partida. Nada é simples. Nada é intuitivo. Um jogador da equipa sénior não fica muito atrapalhado porque já está mais do que acostumado, mas os infantis e iniciados estão feitos para tropeçar na bola.

Resultado: Escorregou antes de rematar e saiu ao lado.

PRO EVOLUTION SOCCER 2019_20180909135439
Talvez no Japão isto faça sentido, mas, para nós ocidentais, todos estes passos a mais são tão naturais como ler da direita para a esquerda.

Penálti 3: Som, Gráficos e o Relato

Em PES 2019, os comentários são bastante fracos, mas não é nada que não faça parte do futebol na vida real – #ficaadica, senhores comentadores da vida real. Porém, PES 2019 leva a mediocridade da televisão nacional a um novo nível com as interpretações de Pedro Sousa e Luís Freitas Lobo. Ao ouvir os seus comentários, ficamos com a sensação de que foram enviados alguns post-its aos dois comentadores e lhes foi pedido para os lerem em cima do joelho, talvez mesmo ao telefone. Isto resulta em comentários insípidos, sem dinamismo e sem emoção. Em inglês esta situação é idêntica, e o melhor por vezes é mesmo desligar o som.

PRO EVOLUTION SOCCER 2019_20180909140559
Quem é bonito, é bonito. Quem é feio, é feio. Nisso, PES 2019 é honesto, doa a quem doer. O que vale é que não é preciso ser-se bonito para se saber dar toques na bola.

Por oposição, o jogo brilha verdadeiramente na componente gráfica. O motor de jogo não só já é um dos mais bonitos, como também se nota uma grande melhoria em relação aos jogos anteriores. Seja nas caras dos jogadores ou na atmosfera do estádio, o FOX Engine coloca a concorrência e muitos outros jogos a um canto. Neste campo não existem falhas a apontar – até as redes da baliza têm melhores animações que os jogos da Ubisoft.

Resultado: Golo ao meio, mas foi frango do guarda-redes, que ficou distraído pelos maus comentários do Freitas.

Penálti 4: Jogabilidade

Vamos ao que “isso é o que interessa”. Ainda que ter as licenças oficiais, as grandes competições, excelentes gráficos e comentários de qualidade ajudem a compor a ilusão, o que é um título de desporto com uma jogabilidade desapontante? E, sem dúvida que aqui os fãs têm razão. Por muito chatos que sejam os menus, por muito difícil que seja ouvir o Luís Freitas Lobo ou ver o PM Black White, a jogabilidade é que dita a experiência final.

Para quem não costuma jogar PES, os primeiros jogos serão um pouco frustrantes, mas pouco a pouco as mudanças encaixam, as nuances começam a fazer sentido nos dedos e a magia acontece. No meu caso, passadas algumas horas de jogo, tive um momento no modo online em que através de uma jogada perfeita fiz um golo incrível. Foi o momento mais gratificante do jogo e senti uma emoção que não sentia num simulador de futebol há muito tempo, de tal forma que até gravei a jogada. Aquele momento em que a finta resulta, o passe é perfeito e o remate sai certeiro. Senti que estava sempre em controlo, algo que no jogo rival nem sempre sinto.

A forma como os jogadores se movem, a física que está por trás da bola, as fintas, o drible, os desarmes e os carrinhos, os passes e os remates, o sentimento que se tem a jogar PES 2019 é de uma naturalidade incrível. A bola nunca é puxada por uma espécie de magnetismo e não sentimos que os jogadores são todos iguais ou que as equipas jogam da mesma forma. Afinal de contas, o que interessa é o que acontece dentro das quatro linhas e neste jogo a magia acontece.

Resultado: Golo à Panenka

PRO EVOLUTION SOCCER 2019_20180909141819
Tudo isto é casca, fica tudo para trás. O que queremos saber é: onde está o Éder?

Penálti 5: Modos de Jogo

Chegamos finalmente ao último ponto, o “onde jogar”. Neste campo foram feitas poucas alterações ou adições, apenas melhorias. Become a Legend continua igual (e sofrível), Master League melhorou as transferências e os contratos, MyClub também levou alguns toques, os modos tradicionais e online estão lá e não há muito mais a dizer. O online é funcional, não demora muito até encontrar partidas, tivemos zero problemas técnicos, fosse com bugs ou com resposta dos servidores. Algo interessante de notar são as substituições rápidas e o torneio de pré-época do FIFA que a Konami decidiu incluir em PES 2019 com algumas melhorias, ajustes que agora espero que a série da EA Sports também implemente.

PRO EVOLUTION SOCCER 2019_20180909135406
Ainda que o desporto limite as opções de modos possíveis, os anos têm-nos provado que há margem de manobra para propostas novas. Mas o de sempre está bom.

Resumindo, neste domínio não existe nada incrível ou novo para assinalar, o que por um lado não tem nada de mal, mas por outro lado é preciso inovar para poder competir verdadeiramente com a concorrência. Existe espaço para evoluir e é preciso introduzir algo novo e diferente que chame os jogadores de volta ao que foi a série de eleição inequívoca na era da PS2.

Resultado: Golo do pior jogador que mas nem sabe como marcou.

Sim, PES continua a ter alguns problemas seja na usabilidade ou em garantir as licenças oficiais, mas no fundo o que realmente importa é o que acontece dentro das quatro linhas, e PES 2019 não só é o melhor jogo da série até hoje, como um dos melhores jogos de futebol alguma vez produzidos. A concorrência ainda não lançou a sua resposta no mercado, mas vai ser difícil bater PES 2019, pelo menos em campo.

Nota 8
A escala utilizada é de 1 a 10

O jogo para análise (PS4) foi cedido pela Ecoplay.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: