Gene Rain | Glitch Review

Existem jogos maus e depois existe Gene Rain. Mesmo ao ter jogado Little Adventures in the Prairie, não tenho quaisquer dúvidas que este é o pior jogo que joguei este ano, e acredito que nada o consiga superar. É uma experiência dolorosa do princípio ao fim, um tormento indescritível, uma dor constante e um enorme e valente pontapé nos testículos. É mau, como podem imaginar.

Discount-Gears-Selo-Review

Gene Rain tenta ser um jogo de ação na terceira pessoa, semelhante a Gears of War – não fossem algumas das animações praticamente copiadas da série da Microsoft –, mas consegue ser mais um printscreen do que um jogo. O frame rate é tão inconsistente, as animações tão robóticas e os bugs estão tão presentes que se torna impossível de jogar. A ação mais simples, como entrar em cobertura ou correr pelo cenário, torna-se disfuncional pelo atraso que existe entre os controlos. Nada, mas mesmo nada funciona.

Eu estou a tentar pensar em pontos positivos, mas não consigo. A performance, como já perceberam, é atroz, mas não é o fim dos problemas. Gene Rain é extremamente básico, com cenários desinteressantes e mal otimizados, e passamos a maioria da campanha em níveis repetitivos e sem qualquer identidade, que variam entre cidades destruídas e cidades menos destruídas. Os níveis são curtos e muitas vezes não compreendemos a sua progressão, com o fim a chegar quando menos esperamos.

Depois temos o sistema de combate que está tão quebrado que eu nem sei se o consigo explicar. Imaginem Gears of War, pensem bem na jogabilidade, seja de que jogo for, e agora tentem compreender como seria se cada vez que tentassem disparar, o comando voasse pela janela fora. E alguém vos desse um soco. E a consola explodisse. A mira, que pode ser automática caso queiram, é difícil de controlar e a hitbox inconsistente, existindo momentos em que acertamos em inimigos totalmente escondidos e outros em que é impossível de lhes acertar mesmo quando estão à nossa frente. As armas não têm impacto, parecem ser de papel, e baseiam-se em clichés do género, como metralhadoras e lasers, sem qualquer interesse. Também existem ataques físicos, mas boa sorte a utilizá-los.

gene_rain_1.jpg
Apesar da sua má qualidade, esta imagem não representa verdadeiramente o que encontramos em Gene Rain.

Apesar de não dominar sequer o ato de existir, Gene Rain tenta implementar uma mecânica de personalização através do desbloqueamento de habilidades e do melhoramento das armas. Não senti quaisquer diferenças enquanto joguei e não consegui perceber se as minhas personagens, no total de três, iam evoluindo. Não senti nada.

Quando a jogabilidade não funciona e se apresenta neste estado, só podemos imaginar como será a história deste jogo. Bom, eu tenho de admitir que não percebi nada do que se passa em Gene Rain, mas supostamente existe uma chuva que é genética. O resto é, como dizem, história. Esta falta de compreensão é justificada não pela minha falta de atenção, mas pela tradução inexistente dos textos originais. Gene Rain é um jogo chinês e a versão ocidental não só tem legendas mal traduzidas como está cheio de erros e incongruências. Torna-se impossível seguir uma história que não faz qualquer sentido devido à sua tradução e onde percebemos que os atores estão a ler textos que não passaram pelas mãos de um tradutor, mas sim do Google Translator.

maxresdefault.jpg
Pronto, assim está bem! Isto sim, é qualidade!

Gene Rain é mau, muito mau. Não consigo compreender como jogos deste género continuam a chegar às consolas, mas a verdade é que tem sido mais comum encontrar este tipo de produções tanto na PS4 como na Xbox One e até mesmo na Switch. Eu compreendo, no entanto, a ambição da produtora e respeito a sua coragem, mas este é, a todos os níveis, um dos piores jogos que eu joguei. Gene Rain devia ter sido apenas um projeto de curso e não um lançamento internacional. Mais sorte para a próxima, desde que se esforcem a sério.

Nota 2
A escala utilizada é de 1 a 10

O código para análise (PS4) foi cedido pela Deeli Network.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.