World of Warriors | Glitch Review

World of Warriors é um jogo de combate e aventura, que faz também um piscar de olhos ao género RPG. Os jogadores combatem em arenas – contra outros jogadores ou a IA – na pele de heróis icónicos da história.

World-of-WarriorsSelo_Análise

Dos Romanos aos Vikings, passando por guerreiros Otomanos e Saxões ou, ainda, pelos Templários, as fileiras deste título são recheadas de história e opções. São 40 heróis prontos para combater numa série de arenas, espalhadas por várias localizações de um mapa dividido por zonas. Lamentavelmente apenas dois destes heróis são femininos – sabemos que a maior parte dos combates históricos ficou a cabo dos homens, mas, e numa altura em que a representação é importante, valeria a pena ter alargado o leque neste ambiente virtual.

A progressão no mapa faz-se através de vitórias em torneios ou confrontos singulares, com cada um dos pontos de interesse a ter características únicas. Se uma arena ao estilo Gladiador obriga a um ritmo rápido num todos-contra-todos frenético; um campo de batalha em ambiente natural esconde perigo, como turbilhões de água, que exigem um pensamento mais estratégico.

Apesar disso, o jogo da Saber Interactive é simples nas suas mecânicas e desafios. Além dos habituais ataques base, cada um dos heróis tem um poder específico (ativado graças a uma série de combos). Estes são divididos pelos elementos da Natureza (água, terra, fogo e ar), com o combate a obrigar ao explorar de fraquezas e pontos fortes: há elementos que se complementam, outros que funcionam como opostos para um maior dano.

Os heróis são desbloqueados através do uso de ‘shards’, uma espécie de pedras mágicas que podem ser obtidas com o vencer das partidas. São precisos 15 shards para desbloquear um herói, com a atribuição a ser aleatória num esquema semelhante à tradicional carteira de cromos. Aliás, os vários heróis são mesmo agrupados numa espécie de caderneta que inclui várias informações como dano, defesa e poderes.

Apesar de se tornar rapidamente repetitivo, vale a pena elogiar o facto de os produtores terem criado um jogo no qual a progressão e recolha de itens é equilibrada, não obrigando à presença excessiva de microtransações. Não existe uma sensação de frustração ou o peso da necessidade de um grind repetido para conseguir avançar e vencer os desafios.

Na sua génese, World of Warriors não oferece nada de novo ao género, assumindo-se como um jogo de combate que funcionará melhor para um público mais jovem. O aspeto cartoonesco e divertido das animações e cenários será um ponto a favor, assim como, a simplicidade associada ao combate, progressão e apreensão da história/ação. Consideramos que, aos jogadores mais maduros e experientes, este título não interessará – especialmente perante um catálogo de jogos que inclui For Honor.

Outro ponto positivo é o facto de o título oferecer um multijogador completo: o PVP inclui, além do tradicional multijogador online, os modos local e remote, para que seja possível jogar com amigos – lado a lado ou à distância. Aos que estiverem a pensar comprar o título, vale a pena alertar que os amigos ‘reais’ serão essenciais: estivemos cerca de 15 minutos no ecrã de matchmaking para jogar com alguém online e não foi encontrado um único jogador.

Fica, como ponto positivo, e entre outros, o facto de World of Warriors tirar partido das funcionalidades adicionais do DualShock: quando selecionamos um herói, podemos ouvir o seu nome a ser dito através do comando. Um pequeno detalhe que funciona e nos faz parar para apreciar a sua inclusão.

Em suma, World of Warriors é um título simples, capaz de oferecer algumas horas de diversão entre amigos. Não se assume como uma novidade no género e apresenta-se como uma proposta a avaliar se o objetivo for comprar um jogo de luta para os mais pequenos.

A escala utilizada é de 1 a 10

O código para análise (PS4) foi cedido pela PlayStation Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.