Saltar para o conteúdo

Dissida Final Fantasy NT | Glitch Review

Por: Bruno Sirgado

Dissidia Final Fantasy NT é um jogo cujo todo o processo de desenvolvimento foi pensado para o seu lançamento nas arcadas japonesas, onde esteve a amadurecer e a preparar-se para a sua grande estreia na consola da Sony. Desenvolvido em exclusivo para a PS4, a Team Ninja conseguiu, a pedido da Koei Tecmo, colocar toda a sua experiência num pacote que pretende celebrar o melhor da série Final Fantasy e a competição inerente à cultura arcade nipónica.

Dissidia-Final-Fantasy-Selo_Análise

Dissidia Final Fantasy NT destaca-se dos títulos anteriores por oferecer combates épicos 3 contra 3 e uma jogabilidade centrada na estratégia e na habilidade de usar um dos quatro tipos de classes presentes: Vanguard, Assassin, Marksmen e Specialists. Todas possuem vantagens e desvantagens, sejam elas o combate a curta, média ou longa distância, rapidez, ou habilidades únicas que farão realçar os atributos dos restantes lutadores. Com isto em mente, o grande desafio está em alcançar a vitória através do esforço colectivo.

Presentes no jogo estão mecânicas de fácil interiorização, mas com uma curva de aprendizagem acentuada para serem utilizadas eficazmente. É neste sentido que Dissidia Final Fantasy NT encontra a sua primeira lacuna, uma vez que a Koei Tecmo falha ao não guiar o jogador com informação detalhada sobre as 28 personagens presentes e as suas habilidades especiais. Existe um tutorial, é certo, mas este apenas revela a ponta do icerbegue. Seria de esperar que a produtora tirasse partido desta transição para disponibilizar uma explicação detalhada, evitando que os jogadores recorressem a fontes externas.

Existem dois tipos de ataques que se complementam: bravery e hp. O conceito é simples e passa por aumentar a bravery da nossa personagem e punir com o dano respectivo. Cada personagem tem combinações distintas, que põem à prova o jogador mais habilidoso, beneficiando aqueles que fizeram o trabalho de casa no que respeita ao conhecimento adquirido sobre as diferentes personagens presentes. De frisar também que a utilização do cenário para a aplicação de combos mostra que Dissidia Final Fantasy NT exige dedicação de todos os que o procuram dominar. A isto junta-se o equilíbrio e a sinergia dos restantes membros de equipa para complementar um jogo que, por si, só já é frenético.

Dissidia-Final-Fantasy-NT_GE1
Cada um de sua era, mas todos com um fato mais estranho do que o outro. Ninguém pode acusar a série de ser inconsistente no que toca a moda.

A narrativa incluída surge como um escape dos restantes modos de jogo. A forma como o mapa do modo história é representado por vários pontos interligados, podendo apenas ser desbloqueados mediante a memória ganha noutros modos de jogo, reitera a intenção da Koei Tecmo em empurrar todos aqueles que têm receio de sair da sua zona de conforto. Embora seja uma decisão questionável, não restam dúvidas de que esta foi uma escolha para prioritizar as raízes competitivas do género de luta. As cinemáticas lideram a narrativa do bem contra o mal e mantêm intacto todo o carisma das personagens das diferentes eras de Final Fantasy. A interactividade com o jogador chega num escasso número de batalhas, que incluem lutas contra bosses. Existem ainda os modos Gaunlet, que funciona como um modo arcada, um modo de treino, e ainda a possibilidade de reviver batalhas do modo história ou personalizá-las a gosto contra oponentes controlados pela consola.

Sem grande surpresa, é na plataforma multijogador online que está vincado o gene competitivo que a produtora quis imprimir em Dissidia Final Fantasy NT. A progressão é feita individualmente para cada personagem e, embora não altere as suas propriedades, esta permite alterar o seu estilo de jogo à medida que os novos ataques e habilidades vão sendo desbloqueados. Numa nota negativa está o sistema de matchmaking, que por vezes é demorado, e o netcode responsável pela estabilidade das partidas online, que não escapa a alguns picos de latência.

dissidia-final-fantasy-nt-GE2
Tem os números de dano tradicionais, os efeitos de luz de sempre, e uma disposição de personagens e UI a que estamos habituados, mas continua a ser um jogo de luta e não um RPG.

Deslumbrante é a palavra certa para descrever um motor gráfico capaz de apresentar detalhadamente modelos de personagens que outrora não eram mais que um conjunto de pixéis. As arenas são retiradas directamente do seu universo e mudam dinamicamente com o decorrer dos encontros. Também fantásticas são as summons, criaturas majestosas que regressam para nos prestar auxílio em combate, servindo como uma mecânica para mudar o rumo da batalha. A sensação de escala aumenta significativamente assim que são invocadas, e podemos dizer que não há quebras na fluidez de jogo.

A verdade é que Dissidia Final Fantasy NT é mais do que um jogo de luta numa arena tridimensional; é uma celebração dos longos anos de vida da série Final Fantasy. Os combates decorrem ao som de temas clássicos que fazem qualquer fã rejubilar. Existe ainda uma loja com uma vasta oferta de artigos que podem ser adquiridos com GIL (a moeda de Dissidia Final Fantasy NT) obtido em batalhas, assim como tesouros que escondem fatos e armas icónicas para a personalização da imagem das personagens, e até mesmo músicas, banners e ícones para serem exibidos no perfil online.

Dissidia Final Fantasy NT deve ser visto como o jogo de luta competitivo que é, com pretensões de retribuir todo o carinho que os fãs têm tido pela série ao longo destes anos, ainda que o faça de uma maneira diferente. Não é, de todo, uma entrada tradicional na série Final Fantasy, nem pretende ser um RPG. A sua complexidade oferece espaço para evoluir competitivamente, fruto da experiência obtida nos centros de recriação japoneses. Cabe à Koei Tecmo continuar a suportar o jogo e realizar os ajustes necessários para tornar a experiência fluída não só para os fãs, mas para todos aqueles cujo fascínio por este género não tem fim.

Nota 7
A escala utilizada é de 1 a 10

O código para análise (PS4) foi cedido pela Ecoplay.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: