Forza Motorsport 7 | Glitch Review

Forza Motorsport 7 é a grande aposta da Microsoft para este final de ano. O jogo da Turn 10, que marca a estreia da sua principal série de corridas no PC, promete ser a killer app da Xbox One X. Para já, está na Xbox One e no Windows 10. E a questão que se coloca é: será que corresponde à promessa de ser o Forza mais completo de sempre?


FM7_Selo_Análise

Posso responder já à questão. Sim, este é o Forza mais completo e compreensivo que a série já viu. É o melhor Forza Motorsport. Mas não quer dizer que seja um jogo perfeito. Algumas decisões técnicas e artísticas deixam muito a desejar. E as políticas de rentabilização da Microsoft podem alienar muitos jogadores.

Forza 7 Promessa
Para todos os efeitos, promessa cumprida (E a Porsche regressou!).

Forza Motorsport 7 (FM7), é um jogo lindo de morrer. Se em 1080 na Xbox do pobre se apresenta assim, na One X é obrigada a rebentar-nos a cabeça com os seus 4K com HDR. Na realidade, segundo canais da especialidade,  a demo conclui que a performance é excelente e as diferenças entre plataformas é mínima.

Mais uma vez, na Xbox One normal, posso confirmar em primeira mão, que FM7 corre extremamente bem independentemente da quantidade de carros no ecrã ou das novas condições que o jogo introduz.

Finalmente, a pedido dos fãs, a Turn 10 introduziu ciclos dia-noite e alterações climatéricas dinâmicas. Uma pequena atualização do que já tinha sido introduzido em FM6, mas que graças ao facto de ser dinâmico, acrescenta uma nova camada sensorial à experiência do jogo.

Forza-7-Chuva
E esperem só até começar a trovejar. É incrível.

Agora podemos começar as corridas de dia e terminar de noite (e vice-versa), enquanto pelo meio temos um tempo limpo que progressivamente se transforma numa tempestade bíblica. Estas condições podem ser definidas pelo jogador, em modo aleatório, para nos deixar ansiosos durante uma prova.

Juntamente com algumas melhorias de iluminação, a componente visual é a maior e mais percetível atualização do jogo, comparado com FM6.

As novidades na apresentação do jogo também se refletem nas modificações feitas nas diferentes câmaras e nos modelos dos carros. Agora temos uma nova câmara interior sem volante, para quem joga com periféricos. E as restantes foram atualizadas para dar uma sensação de velocidade nunca antes vista na série.

Este é um pormenor que pode não ser do agrado de todos, mas para mim, que não levo a simulação muito a sério, é um delicia. A imagem agora treme mais. Foi aplicada uma vinheta à volta do ecrã que simula a visão de túnel e a apresentação é mais orgânica e livre dos movimentos dos carros. FM7 apresenta-se mais rápido e furioso.

Chevrolet Fleetline Special FM7 Fate of Furious Car Pack
O meu comentário em cima não era uma “pun”. Mas sim. Temos o carro do Vin Diesel no jogo. -.-‘

Para apimentar esta experiência cheia de adrenalina, os carros também já não parecem blocos sólidos. As suas partes também tremem com a irregularidade das pistas e com as forças aplicadas. Por vezes dando a sensação que os espelhos ou as escovas dos para-brisas vão saltar.

Estas novidades, quando em uníssono, tèm um impacto enorme na jogabilidade. Onde, correr durante a tempestade, com a imersão da câmara interior e sem ajudas, se torna numa das experiências mais épicas num jogo de carros. É incrível.

A jogabilidade também recebeu alguns ajustes, nomeadamente com os carros mais distintos entre si e com diferenças de condução significativas cada vez que alteramos as peças dos nossos brinquedos.

FM7 vem afirmar que é um jogo para todos e não um simulador puro, como muitos apregoam. Forza nunca foi um simulador e nunca será. Oferece sim, opções para quem gosta de uma experiência mais imersiva e outras opções para quem é mais casual.

A nível de dificuldade, este 7º jogo apresenta uma pequena diferença que se reflete na progressão da campanha. Agora, só a alteração da inteligência artificial é que oferece mais ou menos créditos de jogo. Em jogos anteriores, alterar as ajudas de condução podiam dar mais ou menos créditos. A motivação em jogar sem ajudas é, agora, apenas um desafio psicológico.

Forza-Motorsport-7-Mask.jpg
Nada combina melhor com hardcore do que usar um lenço com uma caveira.

Neste departamento, a inteligência artificial apresenta também uma ligeira melhoria, com os nossos adversários a terem comportamentos mais humanos. Agora parece que estão atentos ao jogador e respondem de acordo à nossa condução e à dos restantes pilotos, com maior naturalidade.

Então e carros? Quantos são? Honestamente não os contei. Mas são centenas. 700, segundo a Turn 10. Mais importante que este número é a variedade e a inclusão de novos tipos de veículos. Open-wheels, camiões, Formula-E e Formula-1, exóticos, desportivos, carros do dia-a-dia, entre muitos outros. Eles existem, mas raramente temos dois carros virtualmente iguais.

Também somos presenteados com a maior lista de localizações e pistas alguma vez lançada num Forza,  com novos locais e o regresso de alguns favoritos, como o circuito de Suzuka e Maple Valley.

E claro, todo este conteúdo vai ser aumentado todos os meses com os DLCs incluídos no Season Pass.

Não há dúvidas que FM7 é o Forza mais completo de sempre. Tem gráficos bonitos, joga-se bem e tem conteúdo para explorar durante muito tempo. Mas não é perfeito.

Forza-Motorsport-7-captura-direta.jpg
Captura Direta – Em jogo pouco se nota. Mas pausando e analisando, é fácil encontrar o lado feio do jogo.

O meu olho clínico e a minha relação com a série ajudam a estar atento a todos os atalhos tomados pela Turn 10 para manter o jogo tão jogável como apelativo. Também ajuda a perceber os inconvenientes das micro-transações e dos DLCs. E isto são apontamentos que fazem com que o jogo desça mais na minha consideração do que aquilo que merece.

Há uma anedota, ainda da altura do escudo, em que dois indivíduos vão na rua e um diz “Olha ali uma moeda de 100 escudos!” Aproximam-se e diz o outro “Olha afinal não, é de 50 escudos!” (uma moeda maior e cinzenta, para quem não se lembra). Por fim ao aproximarem-se mais, apercebem-se que não era moeda nenhuma, mas sim a tampa de uma panela.

A verdade é que por detrás de todo o flair causado pelas primeiras horas de jogo, reparamos que FM7 é limitado. As condições de dia/noite e climatéricas dinâmicas estão presentes apenas em algumas pistas e localizações. E apesar da qualidade dos materiais e dos modelos dos carros serem substancialmente melhores nos modos de fotografia e no Forzavista, durante o jogo parecem inferiores.

Forza-Motorsport-7-Ninja-Skin
Pela primeira vez, podemos personalizar o nosso piloto como “Ninja”. Mas ou jogas e sofres, ou pagas uma rifa.

Mais uma vez a Microsoft volta a injetar lootboxes nos seus jogos – como em Forza 5/6, Gears Of War 4 e Halo 5. No inicio poderá passar despercebido, mas a própria economia do jogo e a sua progressão incentivam ao gasto nestes produtos extra. Algo que se reflete ainda mais no mundo online.

Também os DLCs voltam a ser uma pedra no sapato para quem quer ter o jogo completo e se obrigado a adquirir um Season Pass ou a versão mais cara do jogo “para poupar uns trocos”.

Honestamente, espero que estes “problemas” sejam resolvidos no futuro e que a Microsoft reveja a sua estratégia de modo a que não lance mais Jogos Freemium a 60€.

Quanto às restantes falhas e limitações, enquanto fã, são casos para ter alguma esperança. A série Forza evoluiu imenso desde que comecei a jogar FM2 na Xbox 360. A Turn 10 tem vindo continuamente a ouvir os fãs, a comunidade e a convidar novos jogadores com a introdução gradual de novas características. Forza Motorsport 7 não é um Forza perfeito, mas irra, é o melhor da série Motorsport que tivemos até agora.

A escala utilizada é de 1 a 10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.