Sonic Mania | Glitch Review

Sonic Mania é a série na sua verdadeira forma e é a sequela que Sonic precisava desde a era da Sega Mega Drive/Genesis. É aquilo que Sonic 4 não foi.

Depois de umas quantidades bem grandes de antecipação, sinto que não me convenceu na sua totalidade, e, embora reconheça que a promessa foi cumprida, acho que a Sega tinha aqui a oportunidade de ir mais além do que somente apresentar um jogo remisturado.


Sonic Mania é isso mesmo: uma remistura dos primeiros jogos, composta por níveis antigos, níveis completamente novos e revisitações entre o novo e o velho. É espetacular, toca na veia nostálgica e consegue manter-se quase sempre fresco e empolgante. Algo que se nota especialmente nas lutas com bosses, que, volta e meia, dão uma curva à esquerda e transformam-se em pequenos desafios ou mini-jogos, estes, suficientemente interessantes para nos motivar a jogar mais um nível.

Os visuais são quase idênticos aos Sonic originais de 16-bit, devidamente adaptados a altas resoluções e com animações muito fluídas e quase cartonescas. Simplesmente delicioso! A música é igualmente fenomenal, também composta por remisturas e temas novos, com um estilo muito coeso. Já agora, fica a nota de que a música é made in Portugal (!!!), pelo compositor Tee Lopes.

A jogabilidade é provavelmente a melhor da saga 16-bit. Mantém-se praticamente a mesma, mas existe, aqui, algo de muito agradável em controlar Sonic e companhia, que não se encontra nas versões remasterizadas dos anteriores. Basicamente, sente-se que foi altamente afinada.

Se o jogo parecer perfeito, já assim, podemos ainda acrescentar um bom leque de oportunidades de repetição, com modos de jogo time-trial, seleção de níveis, colecionáveis e escolha entre jogar com o Sonic, Tails e Knuckles. No entanto, depois de passar por esta cortina de esplendor, reparei que Sonic Mania trouxe com ele um aspeto que, para mim, sempre foi um enorme problema. Refiro-me à falta de controlo e momentos quase on-rails.

Por vezes a velocidade não nos deixa apreciar a mistura das novas animações com os detalhes do mundo interativos.

Apesar de Sonic Mania apresentar um level design excepcional, com imensos caminhos alternativos, zonas secretas e poderes para apanhar, quando somos confrontados com as altas velocidades de Sonic as coisas complicam-se. O aspeto da velocidade, que é a característica principal da personagem, não é de muito fácil abordagem e, em muitas instâncias, pode até tornar um jogo divertido em algo frustrante. Sonic Mania está cheio de momentos em que a velocidade é tanta que, entretanto, já saímos do jogo e estamos a jogar outro.

Torna-se difícil escolher o caminho mais rápido, ou aquele mais interessante, do nível. Existem, como sempre existiram, pontos sem retorno e sequências de molas, turbos e inimigos, em que se não conhecermos previamente o nível, ou se não tivermos os reflexos de um ouriço azul super-sónico, está tudo lixado.

O charme e estilo do jogo são também um dos seus pontos de venda e cumprem a promessa. Contudo, também aqui gostava de ter visto alguma inovação. Sinto que a Sega perdeu a oportunidade de criar algo verdadeiramente novo dentro deste estilo. Começar na Green Hill Zone teria sido o suficiente para arrancar o motor, e, a partir daí, seria interessante ter visto mais coisas novas.

Mas não se amedrontem com a minha crítica. Sonic Mania tem um propósito e foi cumprido. Nesta altura é mais um fan-game com autorização da Sega, mas, ainda assim, um jogo melhor do que qualquer coisa que a produtora tenha mandado cá para fora nos últimos 20 anos (tirando, talvez, o Sonic Generations).

O ciclo do Sonic continua! Só espero que se houver um próximo Mania, este seja, no mínimo, igualmente bom e, se possível, dotado de um ritmo mais ponderado.

A escala utilizada é de 1 a 10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.