Nintendo 2DS XL | Hands-on

A nova Nintendo 2DS XL chega num momento em que a Nintendo está nas bocas do mundo e prova que é, ainda possível, rejuvenescer e reinventar uma família de consolas portáteis poderosa.

É do conhecimento geral o sucesso deste tipo de consola no mercado português. Antes da Switch, era a Nintendo 3DS a consola da Nintendo com o melhor lançamento no nosso território e, talvez tenha sido por isso, que a “tour” de apresentação à imprensa da novíssima 2DS XL tenha começado precisamente por terras lusas. Vale a referência que, além de positiva para o panorama dos videojogos em Portugal, é também um indicador relevante do trabalho desenvolvido pela Nintendo por cá. O GLITCH teve acesso a esta novidade, num hands-on que contou com vários títulos.

A 2DS XL entra na família das portáteis da Nintendo como um upgrade à 2DS, ficando num patamar diferente da 3DS, uma vez que não inclui tecnologia 3D. Está disponível em duas cores – preto e azul e laranja e branco – num design maduro, que deixa de lado o feeling de “consola de criança”. O peso assume-se como uma característica ganhadora, já que, apesar de ter ecrãs do mesmo tamanho que a 3DS, o peso da 2DS é menor – uns surpreendentes 260 gramas. Esta diferença sente-se realmente, naquela que é uma experiência de jogo confortável, sem sobrecarga das mãos ou dificuldade em agarrar a consola ou manipular cada uma das funcionalidades. Falamos de uma característica determinante para qualquer jogador, mas que agradará, particularmente, aos jogadores de RPG ou fãs de sessões de jogo mais alargadas.

Apesar de estarem no horizonte mais horas de jogo sem desconforto, a autonomia da nova portátil mantém-se inalterada em relação à da 3DS. Contrariamente, há alterações ao nível de controlo e posicionamento de algumas entradas. Os jogadores poderão esperar novidades nos controlos, com a adição do “manípulo C” e dos “botões ZL/ZR”, e uma nova localização da entrada para cartões SD – agora posicionada ao lado da entrada para jogos, numa mudança que traz acessibilidade e rapidez no acesso a saves e jogos da eShop. Incluídos nesta novidade estão ainda os Amiibos, já que o ecrã da 2DS XL incorpora a tecnologia NFC.

O hardware é o mesmo da Nintendo 3DS, o que significa um processador rápido e capaz. Contudo, é nesta área que se identifica uma das grandes diferenças entre as portáteis: tal como indica o nome, a 2DS XL não inclui tecnologia 3D. Esta ausência não é, no entanto, uma falha determinante para o rejeitar da consola. Considero que se assume como um assumir realista da posição em que a tecnologia ficou – aquém do patamar pretendido pela Nintendo – numa decisão que prova que é possível arriscar numa nova plataforma, dando um passo atrás para poder redirecionar energia, desenvolvimento e relevância para outro tipo de funcionalidades mais revelantes.

A 2DS XL chega como um upgrade para a idade adulta da 2DS e uma irmã mais nova – e diria mesmo mais bonita – da 3DS. Não será uma consola-desejo para todos aqueles que já possuem esta última, mas uma opção interessante, a comprar por todos aqueles que entram agora no mundo das portáteis da companhia, caso não se importem com a ausência de funcionalidades 3D.

Resta responder às inevitáveis perguntas: há espaço para esta novidade? Especialmente no rescaldo do lançamento da Nintendo Switch, cujo poderoso selling point é ser uma consola modular que é, ao mesmo tempo, portátil e doméstica; e deveria a Nintendo focar atenções nesta consola e não no lançamento de outras?

Seja qual for o resultado e respostas, penso ser seguro assumir que a Nintendo continua a assumir uma postura de independência e lealdade aos seus valores: está numa corrida consigo mesma e isso dita a forma como se movimenta na indústria. É um Me, Myself and I que, quer se concorde ou não, demonstra uma personalidade que contrasta com uma mentalidade de grupo cada vez mais visível na indústria.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s