À conversa com Angélica Elfic

Por entre fotografias, poses e uma multidão de fãs, curiosos e experts, o Glitch Effect esteve à conversa com Angélica Elfic na Comic Con 2016. A Cosplayer, que venceu o concurso “Heróis do Cosplay” em 2015, voltou este ano à convenção para ser júri e dar um workshop de Cosplay.

Angélica, que além de fazer Cosplay tem ainda uma loja na Etsy de vestuário e acessórios que nos transportam para um mundo de fantasia, assina os seus trabalhos com o traço de quem trata por tu a excelência no detalhe. Mesmo que isso signifique ter uma relação séria e duradoura com a pistola de ar quente!

Glitch Effect (GE): O que despertou em ti o interesse pelo Cosplay?

Angélica Elfic (AE): O que me atrai no Cosplay, é o facto de por momentos podermos ser a nossa personagem favorita.

GE: Qual foi o teu primeiro Cosplay? Porquê?

AE: O meu primeiro Cosplay foi a versão feminina  do Edward Scissorhands. Tenho uma paixão enorme por esta personagem e pelos filmes antigos do Tim Burton. Tive então de recriar esta personagem.

Angélica preparou, para a edição deste ano da Comic Con, um Cosplay de Rengar, personagem de League of Legends.

GE: Para ti, qual é a parte mais difícil de fazer Cosplay?

AE: Para além de recriar fatos idênticos à personagem que vestimos, penso que o mais complicado é mesmo andarmos horas seguidas dentro dos mesmos fatos. Por vezes eles não são muito confortáveis, pois estas personagens são criadas para serem virtuais e não para alguém as encarnar. Imensas vezes algumas armaduras não são funcionais na realidade.

GE: Quais são as três coisas essenciais que tens de ter sempre contigo durante uma convenção/evento onde estejas a fazer Cosplay?

AE: Para uma convenção levo sempre ferramentas para caso o fato sofra algum problema. Ando sempre com a minha pistola de ar quente,  fita cola, cola de contacto e cordões, para caso aconteça algum imprevisto, conseguir facilmente resolver o problema do fato

GE: Qual o pior e o melhor conselho que já te deram sobre Cosplay?

AE: Todos os conselhos que me deram fizeram-me crescer como cosplayer e como pessoa. Por estranho que pareça, o melhor conselho que recebi foi de alguém que me disse que eu não ia conseguir e que nem valia a pena tentar. Isto deu-me ainda mais vontade de provar a mim mesma e a quem não acreditava que conseguia construir todo o tipo de personagens que eu quisesse.

GE: Qual foi a coisa mais divertida que já te aconteceu enquanto estavas a fazer Cosplay? E a mais estranha?

AE: A mais divertida foi encontrar amigos cosplayers, onde nenhum de nós se reconhecia devido ao facto dos cosplays que vestíamos nos camuflarem a identidade.  A mais estranha, foi pedirem-me para tirar grande parte do fato, para verem como construí o Cosplay.

GE: Que impacto tem/teve o Cosplay na tua vida? E na tua personalidade?

AE: Desde que me lembro que adoro encarnar personagens. Em pequena imaginava-me a ser constantemente, pessoas diferentes que pertenciam a realidades muito diversas. O Cosplay só veio mesmo acentuar tudo isso, pois com a idade, fui aprendendo técnicas e conhecendo materiais, onde poderia construir e dar vida, a todos os sonhos que tinha em criança. Criar personagens representa mais de metade da pessoa que sou.

Além de fazer parte do júri do concurso “Heróis do Cosplay”, Angélica deu ainda um workshop sobre Cosplay durante a edição deste ano do evento.

GE: Qual é a tua opinião sobre o Cosplay em Portugal?

AE: O Cosplay em Portugal tem crescido imenso. Penso que todos nós temos ainda muito para aprender, mas cada ano que passa fico extremamente orgulhosa por ver fatos cada vez melhores. Existem ainda algumas arestas para limar na comunidade do Cosplay cá, mas acredito que nos próximos anos tudo vai melhorar e a comunidade se irá unir ainda mais.

GE: Como foi vencer o prémio “Heróis do Cosplay” o ano passado?

AE: Jamais pensei ganhar o concurso Cosplay dos Heróis do Cosplay, em 2015. Nesse ano a competição estava extremamente renhida, com imensos participantes, inclusive internacionais. Foi uma sensação muito boa, confesso, mas inesperada. Senti-me extremamente contente, pois o fato de Sylvanas que construí deu-me mesmo imenso trabalho.

GE: Este ano estás na convecção como júri. Como é estar do outro lado?

AE: Adorei ser júri! Ter a oportunidade de estar deste lado foi muito desafiante, mas ao menos tempo uma responsabilidade enorme. Senti que tinha de demonstrar porque sou júri, então tentei criar um fato digno de competição que fosse bastante elaborado, o Rengar de League of Legends.

GE: Fala-nos um pouco dos Cosplays que preparaste para a Comic Con.

AE: Preparei dois Cosplays para a Comic Con. Mas por falta de espaço nas malas, infelizmente só pude levar um. O que levei foi uma versão feminina do Rengar de League of Legends. Pertence ao meu top 3 de personagens favoritas deste jogo, e simplesmente adoro toda a postura dele e o facto dele ser tão “badass” . Ele reúne imensas coisas que adoro: tem uma armadura assimétrica, é um caçador, é um animal albino e colecciona partes dos personagens que derrota.

GE: Se tivesses de dar um conselho a alguém que se encontra a dar os primeiros passos neste mundo, qual seria?

AE: Não desistam! Este é o melhor conselho que posso dar a alguém que quer começar a entrar no mundo do Cosplay. Eu não tenho qualquer tipo de formação em construção de fatos e tenho conseguido criar coisas que me deixam orgulhosa. Por isso se eu consigo, vocês também conseguem. Sigam em frente nos vossos projectos e tenho a certeza que no final vão adorar o que criaram!

Speedrun com Angélica Elfic:

Primeiro videojogo: Gran Turismo
Videojogo preferido:
Legacy of Kain Soul Reaver
Single ou multiplayer:
ambos, depende do tipo de jogo
PC ou consola:
Consola
Se pudesse viver num mundo virtual seria em:
World of Warcraft
O Cosplay para mim é:
Respirar e demonstrar quem realmente sou

Podem encontrar a Angélica Elfic no Instagram, Facebook e Etsy.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.