10 Curiosidades sobre Halo

Com Halo 5: Guardians ai à porta, não podíamos estar mais entusiasmados por regressar ao controlo de Master Chief.

Agora nas mãos da 343 Industries, a série Halo tem muitas histórias para contar, dentro e fora do jogo, por isso vamos dar uma espreitadela a 10 Curiosidades sobre Halo.

1 – Halo: Combat Evolved foi inspirado no Aliens de James Cameron1

As semelhanças entre Halo e Aliens (1986) vai mais alem do que a existência de seres alienisnas monstruosos.

Em ambas as histórias encontramos semelhanças em armas , unidades militares  (UNSC Marines vs Colonial Marines), na terrível ameaça intergaláctica (Flood VS Xenomorphs), na estética e função de tecnologias, e temos até ( a cereja no topo do bolo) um clone do Sgt. Apone (Aliens), o muito acarinhado Sgt. Johnson (Halo).

Descubram as diferenças.
Descubram as diferenças.

E estas semelhanças não são meras coincidências, a própria Bungie admite que o clássico foi um ponto de partida para a construção do seu universo.


2– Master Chief é mesmo um tipo rijo2

Não foi só Aliens (1986) que serviu de inspiração do universo. Em particular temos o nosso herói, Master Chief aka John-117.

Pois este nosso herói  de poucas falas e que nunca mostra a cara foi baseado em nada mais nada menos do que no ator que dá corpo a “Blondie” aka “The Man with no Name” aka Clint Eastwood.

"I'm your role model Chief"
“I’m your role model Chief”

 3 – Halo foi revelado ao mundo por… Steve Jobs3

Em 2015 se calhar já não é uma novidade, mas para quem está de fora da série não deixa de ser uma surpresa.

A verdade é que quando foi revelado publicamente, Halo: CE era um jogo para PC/Mac e com o objectivo de se tornar a primeira grande aposta da marca da maçã no mundo dos videojogos, mesmo não sendo muito confortável para Jobs.

Mas quando se é rico, cometem-se loucuras. A Microsoft viu o potencial e na altura juntou a Bungie à sua equipa, levando com ela sua mina de ouro.


4 – Começou por ser um TPS/RTS4

Quando foi lançado em 2001 para a Xbox original, Halo tornou-se a referência dos FPSs nas consolas. Mas na sua apresentação mundial era um TPS com elementos de RTS.

Não bastava, na altura, ter visuais arrebatadores e uma escala fora do habitual, Halo definiu o modo como se jogava este género num comando. Ironicamente o jogo nem sempre foi pensado para ser jogado na primeira pessoa.


5 – O que é esta coisa da Cortana no meu Windows 10?5

Com o recente lançamento do novo sistema operativo da Microsoft, muita gente questionou-se sobre o que era isto da Cortana comparando-a com da Siri da Apple.

Não só é a resposta à marca da maçã, mas é também a recriação “na vida real” de uma das personagens mais importantes da série.

No jogo Cortana apresenta-se como uma Inteligência Artificial holográfica que acompanha Master Chief nas suas aventuras. Tal como uma verdadeira assistente, Cortana ajuda-o nas suas missões, comunica com ele, entra em sistemas para hackear portas e até lhe dá algum conforto emocional. No fundo é uma versão romantizada da “Siri”, uma espécie de Scarlett Johansson (Samantha de Her) de bolso.


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.