Videojogo, disse ELA (mas só desta vez)

O IGN Portugal está à procura de um pivot para lançar a versão portuguesa do Daily Fix e claro que o mote é “no boys allowed”.

Antes de mais, quero dizer que eu própria fiquei interessada. Adoro videojogos e gostei muito da experiência que vivi a fazer algo do género no GameOver e, por isso, foi apenas natural que ponderasse participar. No entanto, isso não afeta em nada a minha opinião sobre o que se segue. Mais, quero acrescentar que isto não é um texto de ódio contra o IGN Portugal, que aqui serve apenas de exemplo, entre tantos outros semelhantes por esse mundo fora.

Depois de ler as várias condições e perceber que infelizmente pouco têm a ver com a paixão do participante pelos videojogos ou até experiência na área, cheguei à parte em que claramente se diz que se pretende uma pivot. De forma quase imediata, pensei que iam escolher somente uma cara bonita e, nesse mesmo momento, percebi que eu própria estava a julgar desmedidamente. Afinal, de certeza que existem jogadoras lusas muito capazes de apresentar o programa português e representar BEM a comunidade feminina dos videojogos.

Onde anda a Rae Johnston portuguesa? Ela que participe neste casting JÁ!

Por detrás do meu pensamento imediato está o cerne da questão e o grande problema deste assunto: a falta de igualdade e a descriminação (positiva ou negativa) no mundo dos videojogos, que faz com que se adotem posturas defensivas. Pior que isso foi ler comentários indignados de jogadores do sexo masculino a dizer que adoravam tentar a sua sorte, não percebendo as restrições – amigos, neste caso o IGN quer ignorar o vosso cromossoma, mas em todos os outros assuntos será o mais importante de sempre.

Os homens não podem apresentar o programa porque aquilo da cara bonita que escrevi anteriormente até tem o seu quê de verdade. Tem de ser uma mulher/rapariga a apresentar um programa de jogos, mas porquê? Porque não queremos o típico jogador de cave? Isso é um estereótipo demasiado retrógrado e, em todo o caso, se eles ainda existirem, penso que não vão querer sair de lá para ir apresentar um programa destes.

ohmeudeus, afinal alguém deixou um homem apresentar um Daily Fix!

Não sou pelo feminismo desmedido, ainda que defenda os direitos das mulheres. Sou sim pela igualdade que aqui mais uma vez falta. Acho completamente igual ter um apresentador ou apresentadora se o trabalho for bem feito, o conteúdo bem transmitido e a postura profissional correta ao ponto de desenvolvermos os jogos e a comunidade em Portugal. Porque é isto mesmo que interessa.

“Ah, mas devias estar contente por inserirem as jogadoras”. Esqueçam isso! Somos inseridas nestas coisas porque dá jeito, porque significa visualizações e momentos de risada para a quantidade (infelizmente) enorme de trolls que gostam de gozar com tudo e se calhar enchem caixas de comentários com parvoíces. Ouvia no outro dia alguém dizer que gostaria de ser escolhida para determinada tarefa por ser capaz e não somente por ser mulher. Pois bem, aplica-se.

Acabo a sentir-me tão indignada pelo falso protagonismo dado às mulheres que jogam, como à castração de talento feita aos homens neste caso. Na minha opinião, deveria existir um equilíbrio saudável. Se há jogadores do sexo masculino que gostariam de apresentar tal coisa, porque não fazer uma dupla? Igual destaque, iguais oportunidades, todas as pessoas felizes.

Mas se isso acontecer, por favor, não a coloquem só a falar dos The Sims desta vida. As jogadoras já são muito mais do que isso e todos sabem (ainda que ninguém goste muito de o admitir de ânimo leve).

P.S.: Ou do Candy Crush, claro!!

DF

Nota: imagem de destaque via artigo especial “No Girls Allowed” do Polygon.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.