4 boas ideias corrompidas | 3. Pré-compra

Pré-compra

Antes de mais, um desabafo: o termo pré-reserva é parvo. A própria ideia é absurda, uma vez que uma coisa está ou não está reservada, não existindo um intermédio. Posto isto, o termo será pré-compra (antes era só reserva, mas alguém algures deve ter achado que “reservar” era coisa do passado).

Porque é que é uma boa ideia? É a mesma lógica que nos leva a reservar bilhetes para uma estreia de cinema: o produto ainda não está disponível para comprar, o número de unidades (lugares ou cópias do jogo) é limitado, e nós queremos mesmo, mesmo, mesmo ver/ter o filme/jogo no primeiro dia e por isso reservamos.

precompra
Quem fizer a pré-compra da nova edição de O Império Contra-Ataca em Blu-ray recebe um aperto de mão de Luke Skywalker como DLC no dia de lançamento.

Qual é o problema com esta ideia? Imaginem que quem tivesse reservado um bilhete para a estreia de O Império Contra-Ataca tinha direito a assistir à revelação de que Darth Vader é o pai de Luke Skywalker, mas que quem tivesse comprado o bilhete no dia (como se ainda houvesse bilhetes no dia para uma estreia de A Guerra das Estrelas…), era obrigado a sair da sala durante esses cinco minutos.

O problema com as pré-compras hoje em dia é que deixaram de ser um meio de assegurar uma cópia no lançamento e passaram a ser uma forma de ter conteúdo extra, por vezes importante para a experiência integral, como missões que desenvolvem a história ou armas e itens para os modos multiplayer. O cenário fica mais ridículo quando nos cruzamos com as pré-compras em lojas online de distribuição digital, uma vez que no reino virtual não há limitação de stock.

Não obstante, ainda há razões para avançarmos com dinheiro antes de termos um jogo na mão, mesmo que este venha a ser exclusivamente digital e, na verdade, nunca o venhamos a ter na mão concretamente. Há bons e maus exemplos. Foquemo-nos nos bons exemplos: sem estas campanhas não teríamos jogos comos Wasteland 2, Sir, You Are Being Hunted ou Hyper Light Drifter (ainda em produção), jogos que ressuscitam a diversão e o desafio, os elementos mais básicos deste hobby nosso. A única obrigação do jogador é ser consciente no seu apoio.

Isso e desembolsar antes de ter a certeza do que lhe vai calhar na rifa, mas isso já sou eu a ser picuinhas.

Anterior: Updates e Patches
Próximo: Embargo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.